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Conheça as vantagens do pilates para idosos

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Existem diversos exercícios que podem ser praticados na terceira idade. Entre os mais recomendados está o pilates. Essa atividade ajuda aliviar dores e até mesmo melhora a autoestima. Conheça as vantagens do pilates para idosos.

É fundamental manter uma vida ativa na maturidade. Além de fazer bem para a saúde, também é uma forma de preservar a independência no passar dos anos. Veja mais benefícios que o pilates traz.

O que é pilates?

O pilates consiste em uma sequência de exercícios físicos e alongamentos realizados no solo ou com equipamentos. A proposta é utilizar o peso do próprio corpo para a execução da atividade.

Essa prática busca trabalhar toda a musculatura de forma harmônica. Uma das vantagens do pilates para idosos é que grau de todos os exercícios é feito de acordo com a capacidade física de cada pessoa. Dessa maneira não há riscos de ultrapassar as restrições de movimento do aluno.

O pilates também é uma forma para reeducar os movimentos e postura. Com isso, ele oferece mais bem-estar para o corpo e para a mente. Isso é feito com movimentos contínuos e suaves, enfatizando a concentração e o fortalecimento dos músculos que são centrais no corpo. Logo, ele trabalha mais com a coluna, abdômen e pelve.

Sendo assim, a atividade é um treino de flexibilidade e força. Com isso, a prática regular ajuda a tonificar e alongar os músculos, além de melhorar a postura do praticante. Fatores que são fundamentais para ter mais qualidade de vida na terceira idade.

Quais são as vantagens do pilates para idosos?

O pilates tem como foco a qualidade de cada movimento, ao invés da quantidade de exercícios feitos. Isso é ótimo porque o aluno consegue ficar mais revigorado depois da aula e não com a sensação de desgaste.  

Como ele prioriza o equilíbrio, nenhuma parte do corpo fica sobrecarregada, Logo, todos os músculos são trabalhados com mais eficiência em cada movimentação. Essa vantagem pode ser vista não só nos treinos, mas também na melhora do humor, aumento da autoconfiança e mais disposição nas atividades cotidianas do idoso.

Além desses benefícios proporcionados pelo pilates, ele ainda oferece outros motivos para que o idoso comece já sua prática, confira:

  • O pilates ajuda a aumentar o equilíbrio corporal, combatendo os problemas posturais vindos com a idade.
  • Os exercícios proporcionam o alívio de dores por trabalhar e fortalecer o corpo;
  • As habilidades motoras são aprimoradas, uma vez que se trabalha com a percepção de movimentos;
  • Os riscos de lesões rotineiras são minimizados devido ao fortalecimento dos músculos;
  • A prática é também funciona como um evento social, o que ajuda a evitar doenças vindas do isolamento, como a depressão;
  • Não há riscos de fraturas durante a prática dos exercícios;

  • Há uma grande melhora na flexibilidade corporal;
  • Fazer pilates não é cansativo, o que poderia prejudicar o desempenho do idoso em sua rotina;
  • Após a prática o aluno não sente dores em seus músculos, como ocorre com a ginástica convencional.

Saber as vantagens do pilates para idosos é um grande incentivo para começar essa atividade física. Ao fazer um exercício prazeroso e que ajuda na manutenção da saúde, o idoso poderá ter muito mais qualidade em seus dias e mais longevidade.

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