Home tecnologia Netshoes inova e lança aplicativo móvel que identifica e busca modelos de...

Netshoes inova e lança aplicativo móvel que identifica e busca modelos de tênis por meio de fotos

123
0

Netshoes Click é o primeiro app mobile do mundo a fazer reconhecimento de produtos por meio de imagem.

A Netshoes anuncia o lançamento do “Netshoes Click”, primeiro app mobile do mundo que permitirá que os usuários identifiquem modelos de tênis a partir de uma foto do produto desejado e ainda realizem a compra do produto pelo celular, sem esforço. O aplicativo, desenvolvido inicialmente para plataformas Android e iOS, faz uso de algoritmos inteligentes que permitem que o produto seja reconhecido por meio de uma imagem, usando como critérios de identificação cor, marca, linha e modelo do tênis. O app identifica o modelo exato ou apresenta sugestões de produtos similares disponíveis na Netshoes.com.br, independente da imagem ser plana ou tridimensional.

Para utilizar o “Netshoes Click”, o usuário precisa apenas tirar uma foto de seu celular, utilizando o aplicativo, ou escolher uma imagem já existente em seu smartphone. “Desenvolvemos algoritmos para reconhecer características dos tênis e cruzá-las com nosso banco de imagens, oferecendo produtos idênticos ou similares disponíveis em nossa loja virtual – que conta, hoje, com mais de 5 mil modelos”, diz Rodrigo Nasser, CTO da Netshoes. “Não há nenhum aplicativo similar no mercado, que una o uso da câmera do celular à busca. Nosso objetivo com esse lançamento é prover mais um serviço a nossos clientes – facilitando suas pesquisas – e oferecendo uma experiência tecnológica inovadora”, complementa o executivo.

O grau de assertividade na identificação de produtos é alto. No entanto, a expectativa da Netshoes é de inovação e evolução constantes. “Quanto mais pessoas usarem, mais preciso ficará o app. Pois, diante do comportamento dos usuários, o Netshoes Click aprenderá automaticamente se acertou ou não a indicação do produto e nossa equipe de Business Intelligence monitorará constantemente essa questão, para garantir a evolução do aplicativo”, explica Nasser. Além de melhorar a assertividade, a previsão é que a identificação de produtos seja expandida para outras linhas do catálogo da Netshoes, e não somente tênis.

Desenvolvido em parceria com a startup de aplicativos mobile VTX, o Netshoes Click, já está disponível para download gratuito na App Store (http://netsho.es/1cYJ8xj), na Google Play (http://netsho.es/1aJvykB) e em breve estará disponível para o Windows Phone.

Atualmente, o m-commerce representa 5% do share das vendas da Netshoes e a expectativa da loja virtual é atingir participação de 10% até o final de 2013. “A Netshoes aposta na mobilidade desde outubro de 2011, quando lançamos nosso m-commerce. Hoje, estamos oferecendo uma facilidade com inovação e tecnologia, que nos auxiliará a atingir essa meta”, conclui Nasser.

Leia também

  1. E-Commerce deve faturar R$ 28 bilhões em 2013
  2. Campanha da Nextel ultrapassa 10 milhões de views
  3. Brasil supera mercados maduros em consumo por meio de novos canais
  4. MercadoLivre já tem 5% da movimentação financeira do site feita através de dispositivos móveis
  5. Ambev impulsiona negócios de empresas parceiras