Home tecnologia Oneon desenvolve sistema de automação residencial

Oneon desenvolve sistema de automação residencial

244
0

Solução da catarinense Oneon dispensa fiação e é acionada por um controle de bolso

Os sistemas de automação residencial ganharam uma série de inovações nos últimos anos, da utilização de paineis eletrônicos à integração de aplicativos para tablets e smartphones. Esta evolução tecnológica está impulsionando o mercado, que contava com cerca de 300 mil residências automatizadas no país em 2012 e que deve crescer cinco vezes até 2015, segundo estimativa da Associação Brasileira de Automação Residencial. Alguns dos sistemas, contudo, dependem quase de uma mini-reforma na residência para instalação ou da estabilidade do sinal de wireless para o funcionamento.

A simplicidade na instalação e na utilização foi o foco da Oneon, de Florianópolis, que desenvolveu a linha de produtos de automação chamada Oneon Home, que utiliza a infraestrutura padrão existente para comandar luminárias, ventilação, condicionadores de ar tipo Split,  tomadas e persianas, sendo todos acionados por um único controle remoto infravermelho direcional de bolso. “É uma solução de rápida instalação que alia tecnologia, funcionalidade e estética, sem necessitar de muita intervenção no imóvel”, destaca o diretor executivo da Oneon, Osvaldo Capelari.

Além das incorporadoras, a Oneon também tem como parceiros escritórios de arquitetura, que agregam em seus projetos um sistema de fácil utilização, a um custo menor do que outras tecnologias e que possibilita automação total das residências, permitindo ligar e desligar lâmpadas, tomadas, sistema de ventilação e refrigeração, cortinas e persianas, além de abrir portas com fechaduras digitais. “O controle detém uma chave digital criptografada que permite cadastra-lo em todas as fechaduras do seu dia a dia, eliminando o excesso de chaves, e ainda tendo o controle de todos os ambientes de uma maneira muito objetiva e intuitiva. A Oneon Home requer o mínimo de esforço e aptidão para ser plenamente utilizada”, resume Capelari. O Controle de Bolso, desenvolvido em diversas cores, está concorrendo ao prêmio IDEA/Brasil, que escolhe os produtos com melhor design no país.

Solução é destaque no Salão do Imóvel

O Salão do Imóvel/Construfair 2013 marcou a estreia do Oneon Home em feiras do setor de construção civil, e foi um dos destaques do evento. Em parceria com a Cidade Pedra Branca, incorporadora que está desenvolvendo um projeto de bairro-cidade na Grande Florianópolis, a solução era oferecida aos novos compradores de um de seus residenciais. A linha Oneon Home foi apresentada pela primeira vez em 2011, durante a New York Design Week (NYDW) e começou a ser comercializado neste ano.

Leia também

  1. Intranet: Interagindo informações e pessoas
  2. ABRADI-RJ lança Guia Web de Serviços Digitais
  3. Brasil está atrasado em relação ao IPv6
  4. Empresa lança tecnologia que transforma baú em loja móvel em oito minutos
  5. E-mail criptografado chega ao Brasil