Home sustentabilidade Palestras abordam a Gestão para Sustentabilidade e de Resíduos Industriais

Palestras abordam a Gestão para Sustentabilidade e de Resíduos Industriais

144
0

Curso acontece na sede da Univali, em Itajaí (SC), e tem inscrições gratuitas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha de Santa Catarina promove palestras com o tema “Gestão para Sustentabilidade e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Industriais”, no dia 23 de outubro. O encontro é uma iniciativa do GIE – Grupo de Intercâmbio e Experiência de Sustentabilidade da entidade e acontece em Itajaí, com início às 13h30 e término previsto para às 17h30.
Na ocasião, o consultor do Sebrae/SC Alexandre de Avila Leripio apresenta ações relacionadas à sustentabilidade nas micros e pequenas empresas de Santa Catarina;  Geraldo de Oliveira aborda aspectos relacionados à gestão de resíduos sólidos e industriais; Juarês Aumond fala sobre a evolução da indústria recicladora de PET; e Taise Beduschi explica como é possível implantar uma administração sustentável nas empresas de pequeno, médio ou grande porte.
O curso acontece na sede da Univali, Campus Itajaí, bloco B7, sala 210. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail relac3.blu@ahkbrasil.com ou pelo telefone (47) 3336-4515.

Saiba mais sobre os palestrantes

Alexandre de Avila Leripio
Pesquisador universitário e empresário, Alexandre de Avila Leripio é reconhecido pela atuação no desenvolvimento de estratégias voltadas à Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social. É engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia/Valorização de Resíduos Agroindustriais e doutor em Engenharia de Produção/Gestão da Sustentabilidade Organizacional. Também atua como professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em cursos de graduação e pós-graduação. É consultor do Sebrae Nacional, de Santa Catarina e Pará. Coordena a implantação do Sistema de Gestão Ambiental certificável pela a norma NBR ISO 14.001:2004 na estação brasileira na Antártica. É fundador e executivo da Rede de Gestão em Sustentabilidade (RGS). Possui mais de 16 anos d e experiência em consultoria para a sustentabilidade das organizações. Atuou como consultor em projetos de gestão em diferentes organizações. Trabalhou como instrutor em empresas como: Petrobras, Transpetro, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e outras.

Geraldo Máximo de Oliveira
Geraldo Máximo de Oliveira é graduado em Direito pela Uniplac/Lages, especialista em Gestão Ambiental e consultor da Metodologia de Produção Mais Limpa (P+L) pelo CNTL/Senai/Porto Alegre. É mestrando em Planejamento Territorial Urbano e Desenvolvimento Socioambiental pela Udesc/Florianópolis, auditor interno dos Sistemas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Hoje, atua como consultor do núcleo ambiental e como professor do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Senai, na unidade de Blumenau.

Juarês José Aumond
Mestre em Geografia pela Ufsc e doutor em Engenharia Civil pela mesma universidade, o geólogo foi diretor técnico da Mineração e Cimento Vale do Itajaí e de várias empresas privadas de mineração. Também foi assessor da Secretaria de Estado de Santa Catarina para assuntos de mineração. É especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas. Atualmente é professor da Furb, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Florestal, Biologia e Química. Nos mestrados de Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Regional, leciona as disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e Meio Ambiente, sociedade e desenvolvimento, respectivamente.

Taise Beduschi
Taise Beduschi é formada em Engenheira Química formada pela Furb e mestre em Engenharia Ambiental pela mesma instituição. Trabalhou por 15 anos em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente em multinacional de grande porte. Tem vivência em desenvolvimento de sistema de gestão para sustentabilidade e Relatórios de Sustentabilidade GRI A+, participação de grupos mundiais para definição de indicadores de sustentabilidade e modelos de gestão. Coordena licenciamentos de projetos de pequeno, médio e grande porte. Oferece suporte técnico à área jurídica em processos contenciosos, implementação de Sistemas e Auditora de 5S, ISO 14001, ISO 9001, HACCP, BPF. Tem cinco Prêmios Fritz Muller de Ecologia e cinco prêmios Expressão Ecologia.

Leia também

  1. Workshop em Blumenau discute desafios da sustentabilidade
  2. Sebrae aponta tendências de sustentabilidade e oportunidades para 2014
  3. Sistema Campo Limpo recolhe 2,5 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas
  4. BRF é uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo
  5. Tarifa de gás e abastecimento de energia serão tema de debate na Fiesc